Ir direto para menu de acessibilidade.

Empresa Júnior (Jurídica Júnior – Consultoria Jurídica)

Em agosto de 2013, três estudantes se reuniram para fundar uma empresa júnior no âmbito do curso de Direito da Universidade Federal de Lavras. Eles pretendiam elaborar um projeto capaz de promover o conhecimento crítico, a práxis e o estabelecimento de pontos de contato entre o Mercado e a Academia. Nesse ínterim entre idealização e materialização dos objetivos a serem concebidos, um rol de consequências previsíveis também eram desejáveis. Estas incluíam a elevação do reconhecimento externo perante o, ainda recente, curso de Direito da Universidade Federal de Lavras e a ampliação das oportunidades didático-pedagógicas de gestão do conhecimento aos estudantes do referido curso.

A Jurídica Júnior surge com o propósito de contribuir para a formação profissional dos estudantes de direito da UFLA, através da realização de projetos de consultoria, contribuindo para o desenvolvimento do país. Para tanto, a empresa foca suas atividades para a consolidação do conhecimento jurídico de seus membros, através da realização de projetos e de capacitações voltadas aos mesmos. Busca-se, também, o conhecimento por gestão empresarial, formando profissionais completos para o mercado de trabalho, além de estimular habilidades como pró-atividade, trabalho em equipe e liderança.

Nessa perspectiva, por meio da orientação da professora Fernanda Gomes e Souza Borges, no âmago de um ambiente desburocratizado e incentivador da inovação, fez-se a Jurídica Júnior. Na medida em que os resultados de sua fundação eram naturalmente detectados, sentia-se, cada vez mais, a necessidade de manutenção desse projeto. Afinal, era imprescindível que as teorias apreendidas nas tradicionais salas de aula fossem colocadas à prova no próprio âmbito universitário. Dessa forma, os próprios graduandos das Ciências Jurídicas seriam os protagonistas do questionamento do Direito nas sociedades contemporâneas. Seriam eles, na idealização deste projeto, sujeitos autônomos na busca do conhecimento e na transformação da teoria pela prática revisitada e da prática pela teoria questionada.

Tendo uma missão claramente definida, a Jurídica Júnior, assim, cresce aos poucos. E esse crescimento, já verificado, é vinculado à dedicação de seus membros. Porquanto acreditam o quão - pelos menos, imageticamente - importante é considerada a capacitação dos estudantes para o mercado de trabalho. Aliás, mais do que isso, consideram o quão relevante é a própria reflexão do conhecimento adquirido para além da “educação bancária”, considerada por Freire.

Por fim, é preciso dizer que este é, sem dúvidas, o momento de consolidar este projeto tendo como norte a necessidade de materializar os ideais, predominantemente extensionistas, concebidos para ele. Espera-se, dessa forma, que, por meio da Jurídica Júnior, seus membros e parceiros pratiquem o Direito, questionem o Direito e busquem a Justiça.

Facebook: https://www.facebook.com/juridicajr/