Infraestrutura


Campus Universitário

A UFLA está situada na cidade de Lavras (Minas Gerais), a 230 km de Belo Horizonte, 370 km de São Paulo e 420 km do Rio de Janeiro, no entroncamento dos três principais grandes centros do país. Trata-se de uma universidade em franco processo de desenvolvimento.

O campus universitário possui 600 hectares, sendo mais de duzentos e 250.000 metros quadrados de área construída. A estrutura física encontra-se em plena expansão com a construção de novos prédios para abrigar salas de aula, laboratórios, gabinetes de professores, além de Parque Tecnológico, Centro de Eventos e Casa de Cultura, Centro Esportivo de Alto Rendimento.

Vista aérea do campusFoto externa do departamento de direito



Departamento de Direito

O Departamento de Direito está localizado na Avenida Sul, entre a Reitoria e o Laboratório de Análise e Prospecção Químicas. Está instalado em um prédio de dois andares. No primeiro pavimento, funcionam a Secretaria Geral, a Recepção e Salas de Atendimento do Núcleo de Prática Jurídica, Laboratório de Informática, Sala de Estudos e Sala de Aula.

No segundo pavimento, encontram-se a Coordenação do Curso e a Chefia do Departamento. Há também uma sala de reunião e gabinetes dos professores. Convém destacar que todos os docentes da instituição possuem gabinetes com dimensões e mobiliário suficientes para realização de suas atividades, linha telefônica, equipamentos de informática e acesso à internet.

547649_5c361078d57a4ce387de7ce245e9331b 547649_b8c54a59bed14be0ba0b943d0c98ac45 547649_ec4f93462c824e0cb13e1177d59dc8bb


Salas de aula

Atualmente, a universidade possui 155 salas de aulas, distribuídas em oito pavilhões, anfiteatros e salões (com capacidade para acomodar um total de 8.450 pessoas). Estes espaços são utilizados de acordo com o número de estudantes por turma e as necessidades próprias de cada disciplina. Nas salas de aula, estão disponíveis equipamentos audiovisuais, que incluem computador e projetor multimídia, além de conexão sem fio à internet. Algumas salas contam com lousas virtuais, possibilitando aos estudantes oportunidade de participação em aulas que utilizam os mais recentes e modernos recursos tecnológicos e visuais. Nos últimos anos, a UFLA instituiu um Núcleo de Acessibilidade com incentivos e adequações dos espaços de aula com instalação de elevadores e/ou rampas, bem como ferramentas de informática e pessoal técnico especializado para facilitar o aprendizado de pessoas com deficiência.

547649_e7f1ced66c5e40e5aaf455c2f7b9797a 547649_476d7cd6ccb14a388db8e3e801e9cf16 547649_d80a6d1e37ee4837a7684eeb404f8190



Biblioteca Universitária

A Biblioteca Universitária está instalada em prédio com dois pavimentos, localizado na área central do campus. No primeiro superior, encontra-se o acervo de consulta corrente, área de estudo individual e em grupo, sala de fotocópias, e espaço para consulta, empréstimo e atendimento aos usuários. No pavimento inferior, está localizado um anfiteatro climatizado para eventos científicos, didáticos e culturais; uma sala de cursos com aparelhagem para teleconferência, contando com equipamentos de multimídia utilizados também para eventos didáticos, científicos e culturais; duas salas com espaço para pesquisa virtual para atendimento exclusivo à comunidade acadêmica; ampla área de estudo com cabines individuais; áreas para acervos de pouco uso; coleção de obras raras e especiais; setores administrativos e de processos técnicos.

547649_8eef0c8bb83c48db9c5812d2eee5fa53

O acervo de monografias, dissertações, teses, obras de referência e livros compreende mais de sessenta mil exemplares, incluindo a bibliografia médica necessária para implantação do curso. A base de folhetos técnicos possui mais de oito mil títulos indexados. O acervo de periódicos, em processo de informatização, compreende cerca de três mil e duzentos títulos nacionais e estrangeiros, sendo mais de cento e sessenta mil fascículos. Os usuários têm acesso aos textos completos de artigos de mais de doze mil revistas internacionais e nacionais, e a mais de noventa bases de dados com resumos de documentos em todas as áreas do conhecimento, acesso a artigos completos por meio do Portal de Periódicos da CAPES, além de importantes fontes de informação acadêmica com acesso gratuito na Internet.

O período de funcionamento da biblioteca é de segunda a sexta-feira, das 7h00min às 22h00min, e aos sábados, das 7h00min às 13h00min. Durante o período de férias, a biblioteca conta com um horário diferenciado, previamente divulgado em seu site.

Em se tratando dos serviços, é realizada, além de consulta local e empréstimo domiciliar, renovação, reserva, auto empréstimo, preparação de fichas catalográficas de teses, dissertações e materiais bibliográficos publicados na universidade. Também conta com serviço de empréstimo domiciliar de computadores portáteis. O objetivo desse projeto é atender a uma parcela dos estudantes que ainda não possui equipamentos portáteis para estudos, pesquisas e participação em eventos.


Restaurante Universitário (R.U.)

O restaurante universitário serve almoço e jantar a toda comunidade universitária. Para os estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, cada refeição custa R$ 1,00. Os demais estudantes pagam R$2,00.

547649_c73463a5fddc4e25a56d9cb65bec919a


Moradia Estudantil

A moradia estudantil inclui dois prédios. Os prédios são compostos por sessenta apartamentos que acomodam até seis pessoas. Cada apartamento possui sala e cozinha, dois quartos, banheiro e conexão sem fio à internet. Há, ainda, espaços coletivos, como cantina, lavanderia, sala de estudos e áreas de lazer.


Campus Histórico

No campus histórico, localizam-se o Centro Assistencial, o Centro Odontológico, o Serviço Social, Museu Bi Moreira, Museu de História Natural, o Centro Cultural Casa das Pedras, o Núcleo de Desenvolvimento Educacional, o Hotel Alvorada, o Centro de Tecnologia em Informática, o Laboratório de Idiomas, a Cooperativa de Consumo, a Rádio FM Universitária, a TV Universitária, a Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural, além do Centro de Treinamento da FAEPE.


Centro de Integração Universitária

O Centro de Integração Universitária (CIUNI) é um espaço destinado à prática esportiva e de lazer, onde também se realizam eventos sociais, culturais e esportivos, de interesse institucional. UFLA conta com piscina, ginásios poliesportivos, com sala de musculação, sala de ginástica e de lutas, estádio com campo de futebol gramado.CIUNI


Áreas de convivência estudantil e comunitária

No centro de convivência, contam-se loja universitária, loja de conveniência, salão de beleza, livraria, fotocopiadora, agência dos correios, posto bancários e caixas eletrônicos diversos. Há também lanchonete, cafeteria e franquias de comida japonesa e de comida natural. Além disso, o centro de convivência possui uma pequena arena para apresentações artísticas e culturais.


Centro de Eventos

A construção do Centro de Eventos da UFLA com infraestrutura modular e capacidade para abrigar até 3.300 pessoas prevê, além do salão principal, 10 salas no andar térreo que permitirão a execução paralela de diversas atividades. Esse espaço tem como um dos objetivos democratizar o acesso e contribuir para a atração de eventos técnico-científicos, que poderão ser realizados na UFLA, com maior possibilidade de contatos e intercâmbios entre pesquisadores do País e do exterior. Essa interação trará reflexos diretos na melhoria da qualidade do ensino. Anualmente, são realizados em torno de 800 eventos na Universidade e, com o novo espaço, será possível atrair a organização de congressos e simpósios de abrangência nacional e internacional, muitas vezes organizados pela UFLA e realizados em outras cidades.


Centro de Cultura e Academia de Ginástica

Infraestrutura em construção voltada ao incentivo às artes cênicas, música, dança e fotografia, incluindo um teatro com capacidade de 274 pessoas. Em uma área total de 2.310 m2, além do espaço destinado às artes, o prédio abrigará em seu pavimento inferior uma academia de ginástica para atender à comunidade acadêmica. Também está previsto um teatro de arena, para até 100 pessoas, direcionado a pequenas apresentações.



Complexo Esportivo de Alto Rendimento e Parque tecnológico

O esporte de alto rendimento também é difundido e incentivado no meio universitário pela instituição. Para isso, está em fase de construção além de uma pista de atletismo com oito raias, nas dimensões e características recomendadas pela Confederação Brasileira de Atletismo, uma pista de salto com vara, pista de salto triplo e extensão, base para arremesso de peso, duas pistas para lançamento de dardo, uma gaiola para lançamento de martelo e disco e salto em altura, pista de aquecimento e pista elevada para treinamento.

Também está em construção com área de 77.800 m² um parque tecnológico que visa integrar a pesquisa desenvolvida na UFLA e as empresas privadas existentes na região.

Centro de Cultura e Academia de Ginástica Complexo Esportivo de Alto Rendimento