Apresentação

Em 2012, a Universidade Federal de Lavras inaugurou o curso de Direito, tendo sido precedido por manifestação favorável da Comissão Nacional de Educação Jurídica do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, assim como pela atribuição de nota máxima pela Comissão de Avaliação do INEP/MEC.

Os principais diferenciais do Curso de Direito da Universidade Federal de Lavras são:

  • flexibilidade, autonomia e responsabilidade: o estudante será protagonista na definição de seu percurso acadêmico, pois deverá escolher as disciplinas eletivas a serem cursadas, assim como as atividades de prática jurídica real, as oficinas de prática jurídica, as atividades complementares, a forma do trabalho de conclusão de curso. A título ilustrativo, o estudante encontrará mais de cem disciplinas eletivas à sua disposição.
  • forte articulação entre teoria e prática: além das atividades de pratica jurídica real e simulada, que exploram o exercício de tarefas típicas da advocacia contenciosa, o estudante poderá experimentar, nas oficinas de prática jurídica, o expediente de outras profissões jurídicas, com a execução de rotinas de juízes, promotores de justiça, delegados, procuradores, professores, entre outros.
  • diversas oportunidades extraclasse: o estudante encontrará um ambiente bastante propício para a realização de diversas atividades extraclasse, envolvendo o ensino, a pesquisa, a extensão, a cultura e o esporte. São diversos núcleos de estudos, grupos de pesquisa, empresas juniores, grupos de teatro, equipes esportivas, grupos de educação tutorial, entre outros.
  • excelente infraestrutura em ampliação: o estudante encontrará uma excelente infraestrutura para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão de qualidade. São diversas salas de aulas equipadas com recursos informáticos e audiovisuais, auditórios para realização de eventos, laboratórios de informação e acesso a internet por meio de rede sem fio, biblioteca ampla com acervo bibliográfico em constante atualização, espaços de convivências e aparelhos para prática de esportes, restaurante universitário, entre outros.
  • corpo docente qualificado, jovem e arrojado: o estudante encontrará professores que trabalham em regime de tempo integral e possuem formação em nível de pós-graduação (mestrado e/ou doutorado). Os professores contam com experiência em atividades de pesquisa e de extensão, além de se dedicarem a publicação de livros e de artigos em periódicos científicos, assim como a participação em eventos jurídicos nacionais e estrangeiros.

Portaria de Autorização do Curso de Direito : clique aqui

Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Direito: clique aqui