Grupo de Estudos em Criminologia (GECRIM) Cria Cartilha sobre Abuso Sexual Infantil

                  O dia 18 de maio é uma data marcada pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A violência sexual pode ocorrer de diversas formas, entre elas: o abuso sexual e a exploração sexual. O abuso acontece quando a criança ou adolescente é usado para satisfação sexual de uma pessoa mais velha, ou seja, quando a criança se envolve em comportamentos sexualizados para os quais não está preparada e não compreende. Já a exploração sexual envolve uma relação de mercantilização, onde o sexo é fruto de uma troca, seja financeira, de favores ou presentes.
Deve-se alertar para o fato de que a maioria da população pensa que o abusador sexual será uma pessoa desconhecida, mas  95% dos casos de abuso sexual infantil é cometido por pessoas conhecidas das crianças ou adolescentes e em 65% deles há participação de pessoas do próprio grupo familiar. 

                Para marcar a ocasião, vamos destacar o Projeto de Extensão do Grupo de Estudos em Criminologia (GECRIM) do curso de Direito da UFLA, coordenado pelo Professor Ricardo Teixeira. O grupo criou uma cartilha simples e explicativa para a população com o título “Precisamos Falar Sobre Abuso Sexual Infantil”. O objetivo é visitar escolas públicas primárias de Lavras para alertar os pais e professores sobre o que é o abuso sexual infantil, como identificar uma criança que sofre esse tipo de trauma, as consequências psicológicas e físicas para a criança ou adolescente, como previnir o abuso e, principalmente, como denunciar esse crime. 


COMO DENUNCIAR O ABUSO SEXUAL INFANTIL? 

1.      CONSELHO TUTELAR
Av. Pedro Sáles, 27 – Esplanada
(35) 3694-4156

2.      VARA DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE

Tv. Ernesto Matioli, 950 – Bela Vista
(35) 3829-4900

3.      DELEGACIA DA MULHER 
BR-265, 315-439 – Santa Efigenia

4.      DISQUE 100 (denúncia anônima)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *